AULA PRÁTICA

O intuito dele é avaliar suas habilidades e tranquilidade perante o momento, além de mostrar tudo o que você aprendeu teoricamente na autoescola. A prova prática é a última etapa que você precisa cumprir, por isso é normal sentir ansiedade.
De acordo com a Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a prova prática conta com algumas particularidades conforme a categoria escolhida pelo candidato. Para os candidatos à CC e à categoria A, o exame de direção veicular deve ser feito em área especialmente destinada para as provas práticas, com obstáculos e dificuldades da via pública. Para a prova prática na categoria B, existem duas etapas a serem cumpridas: Estacionar em vaga delimitada pelas balizas removíveis e Conduzir o veículo no tragetório delimitado.
O tempo máximo para realizar o estacionamento entre as balizas varia pela categoria, sendo que para a categoria B vai de 2 a 5 minutos, para as categorias C e D são de 3 a 6 minutos, enquanto que para a categoria E pode ir de 6 a 9 minutos. O candidato tem até três tentativas para essa etapa da prova prática. Se você não cometer nenhuma falta eliminatória, a segunda etapa se dará início: é quando você coloca em prática todos os conhecimentos de legislação e de direção que você aprendeu ao longo das aulas.
Todos os candidatos são avaliados em função da pontuação negativa por faltas que poderão ser cometidas durante as etapas do exame. A pontuação atribuída está descrita como a seguinte: I – uma falta eliminatória: reprovação; II – uma falta grave: 03 (três) pontos negativos; III – uma falta média: 02 (dois) pontos negativos; IV – uma falta leve: 01 (um) ponto negativo.”
A reprovação na prova prática acontece se você cometer falta eliminatória ou se a soma de seus pontos negativos for superior a 3.
Acesse nossas centrais de comunicação!
Site: www.sindcfcs.com.br
Instagram: @sindcfcsce_oficial