Início / Últimas Notícias / Autoescolas esperam entrar na primeira fase da reabertura gradual dos setores da economia no Ceará!

Segundo o sindicato da categoria, cerca de 23 mil pessoas aguardam conclusão do processo da CNH
.
Para o Sindicato das Autoescolas do Ceará, o setor deverá entrar na primeira fase da reabertura gradual da economia no Estado, diante da espera de 23 mil pessoas em conclusão do processo da CNH, quando parte deverá exercer atividades de motorista de aplicativos, caminhoneiro ou entregador delivery, em alta no mercado durante a pandemia do coronavírus e pós-pandemia.
.
“Para se tornar caminhoneiro, ser motorista de aplicativos ou ser entregador delivery, o cidadão precisa da autoescola. Essas são atividades que movem a economia. Por isso, as autoescolas são essenciais para a sociedade”, comenta o presidente do sindicato, Eliardo Martins.
.
O Governo do Ceará realiza estudos para implementar a abertura gradual de alguns setores da economia, que em uma primeira fase englobará negócios de baixo risco sanitário e de alto impacto econômico ou social.
.
Segundo o sindicato, as autoescolas se encaixariam no perfil da primeira fase, diante da importância do setor para a economia, sobretudo no Interior. Medidas de segurança para o retorno às atividades, como a higienização dos veículos e a realização das aulas técnico-teóricas na modalidade online, fazem parte de plano de retomada dos serviços elaborado pelo sindicato.
.
O pedido da inclusão das autoescolas foi feito ao Governo do Estado, em ofício dirigido ao secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, e também será apresentado por meio da Fecomércio, à qual o sindicato é filiado. A federação é um dos representantes do setor produtivo no Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará.

Aulas remotas
O uso da modalidade de ensino remoto foi liberado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e precisa ser regulamentado pelos estados. A entidade mantém diálogo permanente com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) em busca de viabilizar os meios de promover as aulas remotas nas autoescolas do estado. A retomada plena às atividades nas unidades está diretamente vinculada ao retorno dos serviços de habilitação do Detran, que também estão suspensos.
.
Segundo o diretor jurídico do Sindicato, Alisson Maia, existem plataformas de ensino que atendem integralmente às exigências do Contran para segurança do processo de ensino. “As plataformas permitem realizar as aulas remotas ao vivo, de forma a garantir a presença de todos os alunos no momento marcado. A regulamentação dessa forma de ensino deverá beneficiar mais de 5 mil candidatos que deram entrada no processo e aguardam a realização do curso teórico.”
.
Existem 363 autoescolas em todo o Ceará, responsáveis por 4,5 mil empregos diretos.
.
Fonte: https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomardelima/2020/05/19/autoescolas-esperam-entrar-na-primeira-fase-da-reabertura-gradual-dos-setores-da-economia-no-ceara.html
Materia Opovo | 19 de maio de 2020
.
Acesse nossas centrais de comunicação!
Site: www.sindcfcs.com.br
Instagram: @sindcfcsce_oficial