COMO TIRAR A PRIMEIRA HABILITAÇÃO!

Início / Últimas Notícias / COMO TIRAR A PRIMEIRA HABILITAÇÃO!

É importante destacar que a primeira habilitação consiste em uma permissão. Isso significa que, antes da CNH, o condutor recebe a PPD (Permissão Para Dirigir). Essa permissão é provisória, durando 12 meses após a conclusão do processo. Somente depois desse período é que o condutor pode solicitar seu documento definitivo.
O começo de tudo, é se matricular em uma autoescola confiável! Para matricular-se, é necessário ter completado os 18 anos de idade e saber ler e escrever. Além disso, são solicitados RG, CPF e comprovante de residência. Quando você apresentar seus documentos, será possível emitir a guia para a realização do pagamento, o qual deve ser feito ao DETRAN.
A etapa seguinte consiste na realização do exame de aptidão física e mental, que também chamamos de exames médicos. O candidato passa por alguns testes, como o de visão, por exemplo, e também pelo psicotécnico. Aprovado nesses testes, você estará pronto para dar início à fase de aulas teóricas com um instrutor teórico. Esse é o momento de adquirir conhecimentos necessários à condução de veículos, tais como legislação, primeiros socorros, mecânica básica, relacionamento interpessoal, direção defensiva e meio ambiente e cidadania.
Quando o futuro condutor conclui a carga horária do curso teórico, ele está pronto para passar pelo teste teórico. Nesse momento, é verificado o nível de aproveitamento do candidato. A prova é preparada e aplicada pelo DETRAN, nos postos de aplicação. Depois da prova, o futuro condutor deve continuar indo ao CFC. Dessa vez, para cumprir a carga horária de aulas práticas de direção. Cada aluno recebe atenção de um instrutor prático, o qual ensinará noções básicas de direção. Um dos momentos mais temidos pelos candidatos é a hora de fazer baliza.
Ao final do curso prático, é necessário agendar a data do exame prático de direção. Com isso, é importante estar no local e hora marcados e não se atrasar para fazer a prova. O exame é realizado junto com um avaliador do DETRAN. O exame prático é a última fase do processo. Caso seja reprovado, o futuro condutor pode marcar uma nova prova após a passagem de alguns dias. Se for o caso, é possível marcar mais aulas antes de fazer um novo exame.
Quando aprovado, é necessário voltar ao CFC e solicitar a emissão do documento de habilitação, mediante pagamento de taxa determinada pelo DETRAN!
Acesse nossas centrais de comunicação!
Site: www.sindcfcs.com.br
Instagram: @sindcfcsce_oficial