Direção defensiva! 4 práticas para você considerar!

Início / Últimas Notícias / Direção defensiva! 4 práticas para você considerar!

1. Mantenha uma distância segura do veículo da frente
Andar muito próximo ao veículo que está à frente nunca é uma boa ideia. Caso seja necessário realizar alguma manobra ou uma freada repentina, pode não ser possível evitar uma colisão se os veículos não estiverem a uma distância segura.
2. Utilize os itens de segurança
Os itens de segurança presentes em um carro podem reduzir os riscos de acidente e também minimizar os seus danos. Portanto, eles devem ser frequentemente analisados pelo motorista para garantir que estão em boas condições. Não saia também sem se certificar de que o estepe, o triângulo, as luzes de sinalização e demais itens de segurança estejam em ordem e prontos para serem usados, se for preciso.
3. Observe atentamente os outros veículos
Ainda que tomemos todos os cuidados necessários para uma direção segura. Não podemos nos esquecer de que o trânsito é composto por diversas outras pessoas. Em muitos casos, elas podem cometer erros ou não adotar os mesmos cuidados de direção defensiva que você. Além disso, tenha cuidado especial ao ultrapassar ônibus e caminhões. Eles são veículos mais longos e exigem um trecho livre maior para que a manobra seja feita com segurança.
4. Avalie a sua condição física e mental
Guiar um veículo é uma atividade que exige total concentração e disposição do motorista. Considerando isso, a dica é nunca assumir a direção quando estiver com suas capacidades físicas ou mentais alteradas. Grande parte dos acidentes de trânsito são ocasionados por motoristas que adormecem na direção. Isso faz do sono um grande inimigo quando estamos ao volante.
Acesse nossas centrais de comunicação!
Site: www.sindcfcs.com.br
Instagram: @sindcfcsce_oficial