Direção defensiva é aliada de motociclistas em situações de chuva

Início / Sem categoria / Direção defensiva é aliada de motociclistas em situações de chuva

Usar capacete com viseira em bom estado e manter distância segura entre veículos são dicas do Sindicato das Autoescolas do Ceará para a segurança dos condutores

Chuva sempre causa complicações no trânsito das cidades grandes. Para motociclistas, esse cenário é ainda mais desafiador. Pista molhada, visibilidade reduzida e a precipitação sobre o corpo em movimento requerem atenção redobrada e a capacidade de prevenir situações de risco.

“Manter distância dos veículos à frente, sempre olhar os retrovisores e usar as setas na hora de mudar de faixa são orientações básicas ensinadas nas autoescolas e que servem para todas as situações. Em momentos de chuva, esses cuidados são ainda mais primordiais para evitar acidentes”, ressalta o presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, Eliardo Martins.

O uso dos freios também precisa de atenção na hora de pilotar motocicletas na chuva. Eliardo orienta que tanto o freio traseiro quanto o dianteiro sejam acionados de forma leve em pistas molhadas para evitar situações de instabilidade. Outro elemento fundamental para garantir visibilidade é o capacete bem ajustado e preso e com viseira em bom estado.

“As motos são ágeis, mas essa agilidade não pode ser confundida com imprudência. É plenamente possível pilotar na chuva, há vestimentas especiais para proteger os motociclistas. Essa proteção também deve ser garantida pelo próprio condutor através das suas atitudes e das noções de direção defensiva”, destaca Eliardo.