Estudantes preferem tirar CNH durante as férias!

Segundo o Sindicato das Autoescolas do Ceará o mês de julho registra aumento de cerca de 10% na procura de estudantes para tirar a primeira habilitação

Durante as férias de julho, o Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs) registra um aumento de cerca de 10% na procura de pessoas interessadas em dar início ao processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, Eliardo Martins, diz que o aumento é positivo e a maioria da procura é feita por estudantes que aproveitam o mês das férias para tirar a primeira habilitação.

A estudante Isadora Holanda, 18 anos, iniciou a busca por uma autoescola em maio, logo que fez aniversário. “Fiz minha matrícula e agendei para iniciar as aulas no mês de julho, pois teria mais disponibilidade de tempo para me dedicar já que o curso teórico tem uma carga horária um pouco extensa. Já finalizei o teórico e estou aproveitando o finalzinho das férias para revisar os conteúdos para me sair bem na prova prática”, explica.

Tempo

O que muitos se perguntam é se o período de um mês é o suficiente. Eliardo Martins afirma que não, mas garante que é possível iniciar a parte burocrática do processo. “O primeiro passo é ir até uma autoescola credenciada mais próxima com documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência para fazer a matrícula. A autoescola registra a sua digital e agenda o seu exame psicotécnico no Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-​CE)”, pontua.

Após a aprovação nos exames, o aluno já pode iniciar as aulas teóricas de legislação. Ao todo, são 45 horas de aulas. “É o período mais longo do processo. Hoje, as autoescolas já estão oferecendo as aulas de modo online, para facilitar e deixar o processo mais confortável fazendo com que o aluno não perca tempo nos deslocamentos”, explica Eliardo.

Terminando o curso, é o momento de realizar a prova. Com a aprovação, o aluno agenda com a autoescola as aulas práticas que duram em média 10 dias e depois realiza o agendamento da prova prática no Detran. Depois da aprovação, o prazo para entrega da habilitação é de sete a dez dias.

Adaptações

Entre as adaptações que as autoescolas tiveram que fazer durante a pandemia, Eliardo Martins cita a higienização dos veículos que passaram a acontecer frequentemente, a exigência do uso de máscara por todos, as aulas práticas agendadas para organizar o fluxo e evitar aglomeração dentro das unidades e as aulas teóricas de legislação que passaram a acontecer de forma online. “Hoje o aluno consegue assistir todo o curso de onde ele achar melhor. Antes, muitos não tinham como passar nove dias na sala de aula. Com a opção das aulas online, ficou muito mais confortável e econômico para os alunos”, completa.

%d blogueiros gostam disto: