Quais são as etapas do processo de habilitação para tirar a CNH?

Início / Últimas Notícias / Quais são as etapas do processo de habilitação para tirar a CNH?

1. A escolha da autoescola: O primeiro passo é escolher o Centro de Formação de Condutores (CFC), mais conhecido popularmente como autoescola. Esta empresa é que prestará todo o apoio necessário ao candidato a tirar uma carteira de motorista. Na autoescola, o aluno realizará outras etapas para chegar finalmente à CNH.
2. Exames: O candidato a ter uma carteira de motorista deve submeter-se a dois exames iniciais: o exame psicológico e também o exame de aptidão física e mental, que serão realizados em clínicas e/ou com profissionais credenciados e indicados pelo Detran. Apenas estes profissionais podem realizar estes exames, não qualquer médico.
3. Curso teórico-técnico: O candidatos à obtenção da carteira de motorista terão que fazer aula com conteúdo pedagógico. Neste momento, os candidatos aprenderão sobre regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e mecânica básica. Muitos acham este curso uma perda de tempo, mas é uma parte muito importante na busca da carteira de motorista.
4. Exame teórico: Em seguida, é a hora de realizar o exame teórico, aplicado pelo Detran, no qual serão avaliados os conhecimentos do futuro motorista acerca do conteúdo apresentado no curso, se ele absorveu as informações que foram ensinadas.
5. Aulas práticas no veículo: Após aprovação na prova de legislação, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) antes de iniciar as aulas práticas. Nesta etapa, o aluno realizará aulas práticas no veículo. O candidato será submetido à direção em vias públicas com fluxo de veículos e pedestres.
6. Exame de direção: Finalizadas as aulas práticas, o último passo para a obtenção da carteira de motorista é o famoso exame de direção. Nele, a capacidade dos futuros motoristas será avaliada a partir de uma série de critérios previamente determinados pelos órgãos responsáveis.
E pronto! Depois de passar por todos esses passos você conseguirá sua carteira de motorista ou CNH e poderá aproveitar seu carro para estudar, trabalhar, e passear muito por aí!