O SINDCFCS enviou na manhã de hoje a Fecomércio/CE e ao Deputado Estadual Fernando Santana, sugestões de flexibilização para o retorno das atividades das autoescolas e Detran para a continuidade do serviço publico para obtenção da carteira nacional de habilitação no Estado do Ceará.
As sugestões são para que a partir do dia 5 de Maio de 2020, as autoescolas possam retornar suas atividades de forma segura para todos os envolvidos em conjunto com a volta do atendimento dos serviços do Detran.
Segue as sugestões:
Sugestões para o retorno das atividades:
- As autoescolas para voltar os serviços precisam retornar junto com ao atendimento do DETRAN por total.
- Atendimento aos processos já abertos e abertura de novos processos.
- Definições de atendimentos remotos e cursos online pelas autoescolas.
ATENDIMENTO AO USUÁRIO
- Priorizar o atendimento REMOTO. Existe sistema onde o usuário pode ser atendido remotamente, enviando documentos e etc, evitando assim a ida até o posto do DETRAN .
- As autoescolas priorizarem o atendimento via remoto evitando o deslocamento dos usuários para atendimentos simples como: marcar exames, inscrições, aulas, pagamentos e etc.
- Na necessidade do atendimento presencial, disponibilizar cartazes informativos sobre dicas de higienização e utilização de máscaras. Disponibilizar álcool 70% nas dependências. Sinalizar o chão com o espaçamento de 1,5m de um usuário para outro.
- Deixar janelas, janelões, portas abertas para circulação de ventilação natural. Evitar utilização de ar condicionados e nos casos que se faz necessário, realizar limpeza dos filtros constantemente.
- Higienizar constantemente balcões, cadeiras, maçanetas, telefones, mouses, teclados e todos os equipamentos de utilização coletiva e atendimento.
- Adotar agendamento para atendimento dos usuários presenciais. Evitar aglomerações. Caso seja necessário em ultimo caso formar filas, controlar o distanciamento de 1,5m por pessoa, exigir utilização de mascaras.
- Priorizar a emissão da CNH de forma digital e mais rápida.
- Servidores, instrutores, atendentes do DETRAN e autoescolas utilizando luvas.
CAPTURA DE BIOMETRIA E FOTO
- O DENATRAN publicou portaria recentemente que os DETRAN´s podem elaborar seu sistema de captura de biometria e fotos próprio. O DETRAN/CE poderia disponibilizar seu próprio sistema de captura para as autoescolas realizarem o serviço com segurança.
- Existe sistema que realiza este atendimento REMOTO não necessitando o usuário ir até a um posto do Detran.
- Caso seja necessário a realização da captura de biometria e foto de forma presencial, adotar critério de agendamento com hora marcada.
- A captura pode ser realizada nas próprias autoescolas para evitar aglomeração nos postos do DETRAN.
EXAMES MÉDICOS E PSICOTÉCNICO
- Os exames médicos são realizados em clínicas. Adotar o agendamento por hora marcada para realização dos exames.
- Os exames de psicotécnicos seriam realizados com quantidade de pessoas reduzidas em sala de aplicação dos testes, espaçamento de 1.5m por pessoa.
- Utilização de mascaras obrigatórias, disponibilização de álcool 70% nas dependências, evitar o uso de ar condicionado, utilizar ventilação natural, abertura de janelas e portas para circulação da ventilação. Higienização constante de maçanetas, telefone, mouses, teclados e equipamentos de uso coletivo.
- Existe a possibilidade da realização do exame de psicotécnico de forma VIRTUAL, TELEMEDICINA. Já há sistema para isso, pode ser implantado.
CURSO TEÓRICO
- Implantação do curso remoto, ao vivo. Transmissão da autoescola para a casa do aluno. Sem ser vídeo aula, transmissão ao vivo da aula. Vários Estados estão adotando esta medida, entre eles: Sergipe, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Espirito Santo, Goiás. As autoescolas já possuem esta ferramenta. Detran regulamenta de forma provisória e emergencial.
- As regras do curso via remoto devem ser definidas em parceria DETRAN e SINDCFCS.
- O aluno não precisa sair de casa ou passar 5, 9 dias em uma sala de aula para realizar o curso. Maior numero de cidadãos beneficiados para obter a CNH. Redução de burocracia.
PROVA DE LEGISLAÇÃO
- Pode ser realizado via remoto, celular ou computador do usuário sem precisar ir ao DETRAN. Já existe sistema para isso. Com segurança, validação de biometria facial, comprovação da presença e outros.
- Caso seja presencial, reduzir numero de usuários a sala de aplicação dos exames, com agendamento de hora marcada.
- Utilização de mascaras obrigatórias, disponibilização de álcool 70% nas dependências, evitar o uso de ar condicionado, utilizar ventilação natural, abertura de janelas e portas para circulação da ventilação. Higienização constante de maçanetas, telefone, mouses, teclados e equipamentos de uso coletivo.
AULAS PRÁTICAS
- Adaptação de barreira dentro do veículo evitando o máximo o contato de instrutor e aluno.
- Agendamento de aulas com espaçamento de tempo entre um aluno e outro de 10 minutos para higienização dos veículos.
- Disponibilizar álcool 70%, mascaras para os alunos e instrutores.
- Higienizar maçanetas, volante, marchas, retrovisores e toda dependência interna dos veículos entre um aluno e outro.
- Aulas de moto só serão permitidas caso o aluno traga seu próprio capacete.
- Utilização de mascaras obrigatórias, disponibilização de álcool 70% nas dependências, evitar o uso de ar condicionado, utilizar ventilação natural, abertura de janelas e portas para circulação da ventilação. Higienização constante de maçanetas, telefone, mouses, teclados e equipamentos de uso coletivo.
- Instrutores e alunos em grupo de risco não poderão exercer suas funções.
- Realização de teste de temperatura nos alunos e instrutores no inicio e término de cada aula. Detran pode adotar registro em sistema após cada aula o responsável fazer anotações da temperatura e anamnese dos instrutores e alunos.
EXAMES PRÁTICOS
- Agendamento de exames por hora marcada em Fortaleza.
- Higienização dos veículos do exame com equipamento de OZONIO comprovadamente eficaz onde mata 99% de germes e vírus.
- Higienizar os veículos a cada exame com álcool 70% nas dependências dos veículos.
- Disponibilizar mascar aos alunos
- Adaptação de barreira dentro do veículo evitando o máximo contato de examinador e aluno.
- No interior, realizar levantamento da demanda reprimida de cada regional e refazer calendário. Reduzir numero de exames por turno, aumentando o numero de dias dos exames no interior. Adotar as mesmas medidas de segurança.
- Para exames de motocicleta só será permitido se o aluno levar seu próprio capacete.
- Ter um representante próximo aos veículos para higienizar os veículos, examinador e aluno. Prestando auxilio com informações.