Se você sempre fica em dúvida de qual decisão tomar para as demandas da sua empresa, principalmente relacionadas às finanças e imprevistos, precisa conhecer a importância da contabilidade consultiva.

É fato que todo negócio passa por atualizações constantes, fazendo com que a tomada de decisão seja mais difícil e que precise de uma rápida resposta em muitos cenários.

Diante disso, se tornou comum que as empresas busquem profissionais de contabilidade para além das finanças, sendo bastante úteis para orientação sobre o futuro da empresa.

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é uma vertente da contabilidade tradicional, em que o contador trabalha ainda mais próximo da empresa e dos seus clientes, auxiliando o empresário na gestão e na tomada de decisões.

Com a leitura super detalhada dos dados da empresa, o contador consegue transmitir a real situação do negócio e, por isso, prevê alguns cenários.

Dessa forma, a contabilidade consultiva atua de maneira estratégica para assegurar os melhores resultados para a empresa, garantindo a segurança de decisões mais racionais. Tudo feito de forma planejada.

5 benefícios da contabilidade consultiva para a sua empresa

1. Redução de erros e custos

Todo gestor gosta de reduzir custos, certo? Através de uma análise profunda dos dados do seu negócio, o contador indicará para você onde estão os principais erros e custos desnecessários.

Com essa leitura crítica, você tem uma melhor fiscalização das movimentações da sua empresa, reduzindo erros e, consequentemente, os custos.

2. Evita riscos desnecessários

Como a contabilidade consultiva trabalha com uma análise constante da saúde do negócio, você sempre estará um passo à frente dos seus riscos.

Então, ao invés de tomar uma decisão errada ou com baixo índice de acerto, a contabilidade consultiva trabalhará para decisões mais assertivas e de baixo risco.

A realidade disso é que você não perderá dinheiro e protegerá o seu patrimônio.

3. Inovação constante

Tendo em mãos todos os dados valiosos da sua empresa e até os mínimos detalhes, os gestores sabem exatamente como criar estratégias inovadoras para ganhar destaque no mercado.

Um grande benefício da inovação, além de poder aumentar o faturamento, é se aproximar ainda mais dos clientes, pois mantém a sua empresa moderna e de olho nas “trends” do mercado.

4. Otimiza o planejamento estratégico

Um ótimo benefício da contabilidade consultiva é aperfeiçoar ações para o crescimento espontâneo da empresa, facilitando o cumprimento de metas.

A melhor parte disso é que você tem a possibilidade de criar objetivos mais ousados, com resultados ainda mais satisfatórios.

5. Maior retenção de clientes

Ao dispor de um serviço contábil que vá além da auditoria e conformidade, ou seja, que também tem vantagens na inovação e promove um serviço mais assertivo, a sua empresa ganha destaque no mercado.

Ou seja, se a sua empresa entrega melhores resultados e um serviço em constante melhoria, o seu cliente final perceberá esses benefícios, mantendo-os “em casa” por muito mais tempo.

Está esperando o que para ver a sua empresa decolar?

Como você viu, são muitos os benefícios que a contabilidade consultiva pode proporcionar para o seu negócio, principalmente a médio e a longo prazo, mantendo o seu serviço mais sólido e saudável.

Está esperando o que para ver a sua empresa decolar no mercado? Conte com a Betel Contabilidade para garantir os benefícios de uma contabilidade consultiva!