O seguro de vida para funcionários, também conhecido como seguro de vida empresarial ou corporativo, é uma modalidade de seguro de vida em grupo que é destinado aos colaboradores de uma organização.

O principal objetivo desse tipo de seguro de vida é preservar e proteger o capital humano das empresas e é oferecido como benefício trabalhista por muitas organizações no Brasil.

As seguradoras têm diferentes tipos de cobertura para os seguros de vida empresariais, pois é possível contratar uma cobertura básica para casos de falecimento, acidentes e invalidez ou pacotes mais sofisticados.

Fomentar a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho é uma estratégia importante para qualquer gestão de pessoas, pois é essencial que os profissionais que fazem parte do quadro de funcionários da empresa sintam que são valorizados no dia a dia de trabalho.

Uma das formas mais utilizadas para fomentar a satisfação dos trabalhadores é justamente oferecer soluções que levam em consideração a saúde de cada um, pois isso faz com que os indivíduos se sintam bem e seguros. Assim, mais do que proporcionar um ambiente de trabalho confortável e favorável para a execução das atividades diárias, é fundamental que o trabalhador saiba que pode contar com o amparo da empresa em situações de necessidade.

Os benefícios trabalhistas têm um papel fundamental nessa percepção de segurança por parte dos funcionários, pois através deles, as organizações tendem a manter os níveis de produtividade e engajamento das equipes em alta.

O seguro de vida é um dos pilares dos benefícios corporativos e é um elemento muito atrativo para diversos profissionais.

Muitas organizações também adotam essa solução como parte de seus benefícios por conta de determinações de convenções coletivas de trabalho ou por regras sindicais. Nesse caso, a oferta do seguro de vida faz parte da política de Recursos Humanos da empresa.

Uma das vantagens de oferecer o seguro de vida na sua empresa é justamente a abrangência da cobertura desse tipo de serviço, pois dependendo do plano contratado, tanto os funcionários quanto os sócios podem usufruir do benefício.

O seguro de vida atualmente é item obrigatório para cumprimento por parte dos Centros de Formação de Condutores por conta de regras sindicais e convenções coletivas firmadas.

O seguro de vida dos colaboradores deve ser integrado nas rotinas internas de gestão de pessoas da empresa, uma vez que, caso um funcionário (ou seus dependentes) precise acionar o seguro de vida, a organização deve ter clareza a respeito da situação em que o seguro foi usado e as ações que serão tomadas para amparar o colaborador.

E para tornar o seu dia a dia de gestão ainda mais prático e ágil, você pode contar com a Solano Júnior Corretora de Seguros, entidade então conveniada ao SINDCFCS e que traz condições especiais para todos os associados na contratação de seguros de vida e em geral.