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A pandemia trouxe diversas mudanças na vida dos trabalhadores e uma tendência em um momento de recuperação desse cenário, além da manutenção do home office,é a busca por empresas que tenham missões, valores e objetivos compatíveis, valorizando a sua atuação.

De acordo com estudos, sentir-se valorizado é um dos três principais fatores que geram nos profissionais o sentimento de felicidade no trabalho, atrás apenas de sentir orgulho da organização e ser tratado com igualdade e respeito.

Com isso,confira uma seleção de pequenas ações para fomentar a cultura de valorização na empresa.

1. Elogie e incentive o elogio

Sempre que um colaborador fizer algo que alcance ou supere as expectativas, não perca a oportunidade de pontuar que a empresa notou essa atitude. Pode ser uma mensagem verbal ou escrita. O mais importante é que ela seja sincera. 

Caso seja algo que realmente faça a diferença, ou que possa servir de exemplo para os demais, deixe que o elogio se torne público.

Nesse compartilhamento com os demais, vale ter atenção ao tom da mensagem, que deve exaltar o feito, porém sem desmerecer o restante do time. Com o tempo, pode acontecer de os colaboradores começarem a se sentir inspirados a direcionar elogios uns aos outros.

2. Recompense quem merecer

É sempre útil reconhecer o bom desempenho ou o esforço de um profissional por meio de bônus, folgas, presentes, brindes personalizados ou cursos de capacitação. O colaborador talentoso também poderá se sentir mais engajado, caso tenha provas do quanto a organização confia nele.

Isso pode ser feito, por exemplo, ao ampliar as responsabilidades desse colaborador, ou quando ele é desafiado a assumir projetos ou ações importantes para o negócio. Porém, para que essa recompensa seja realmente adequada, é fundamental manter um mapeamento dos desejos, das necessidades e expectativas do profissional.

Esse acompanhamento pode ser facilmente aferido durante as reuniões de feedback, que são muito importantes para as relações de trabalho.

3. Se fizer sentido, determine métricas

Caso a intenção seja mesmo ter um programa de reconhecimento de desempenho, vale estabelecer métricas. Assim como determinar as recompensas para cada resultado de expressão que for alcançado. 

Quando bem estruturado e gerenciado, esse programa tende a criar uma competição saudável entre os colaboradores. A empresa só tem a ganhar com profissionais que queiram fazer a diferença. 

Só tenha atenção para criar algo que contemple os colaboradores dos diferentes níveis hierárquicos, e com critérios claros de reconhecimento. 

A disputa por profissionais de talento está cada vez mais acirrada, e o trabalho remoto e o híbrido têm ampliado essa competitividade ainda mais. Nesse contexto, faz parte das estratégias de retenção de colaboradores deixar que os profissionais mais valiosos saibam que realmente fazem a diferença no dia a dia da empresa. Isso também é investimento.

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