Por Alisson Maia
Nos últimos quatro anos, observou-se uma significativa diminuição no número de jovens entre 18 e 21 anos que procuram obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Ceará. Este fenômeno reflete tendências mais amplas que permeiam a Geração Z, marcada pelo imediatismo e pela crescente dependência da tecnologia. A pandemia de COVID-19 também desempenhou um papel crucial, exacerbando a necessidade de adaptação a novas formas de interação e aprendizagem. Este artigo examina as causas dessa queda e propõe estratégias para que as autoescolas e o Detran se adaptem a essa nova realidade.
A Geração Z, composta por jovens nascidos entre meados da década de 1990 e o início de 2010, é conhecida pela sua familiaridade com a tecnologia digital desde cedo. Este grupo valoriza a gratificação instantânea e prefere soluções rápidas e eficientes. A obtenção da CNH, tradicionalmente vista como um rito de passagem para a independência, agora enfrenta competição com outras formas de mobilidade urbana, como aplicativos de transporte e a preferência por deslocamentos mais sustentáveis, como bicicletas e patinetes elétricos.
A pandemia de COVID-19 trouxe profundas mudanças nos hábitos sociais e de consumo, acelerando a adoção de tecnologias remotas. Para muitos jovens, a necessidade de sair de casa foi drasticamente reduzida, aumentando a preferência por soluções que podem ser resolvidas online. Este comportamento, que inicialmente foi uma resposta às restrições sanitárias, consolidou-se como uma nova norma para a Geração Z, que agora valoriza ainda mais a conveniência das interações virtuais.
Após a pandemia, as autoescolas no Ceará já se aperfeiçoaram significativamente e adotaram medidas com a utilização de tecnologias. Hoje, o cidadão que deseja obter a CNH não precisa mais passar nove dias na sede da autoescola, pois pode assistir ao curso teórico de forma remota, 100% online. No entanto, apesar dessas melhorias, as autoescolas ainda enfrentam grandes desafios para atrair e engajar esses jovens.
Para reverter a tendência de queda na busca pela CNH, é crucial que essas instituições adotem estratégias que se alinhem às expectativas tecnológicas e comportamentais da Geração Z. Algumas medidas incluem implementar canais de atendimento ao aluno via chat, videochamadas e aplicativos de mensagens, proporcionando suporte contínuo sem a necessidade de deslocamento. Além disso, a utilização de sistemas de gestão que permitam que todo o processo seja feito de forma online, sem a necessidade de emissão de papéis e do deslocamento inicial até a sede da autoescola, pode ser extremamente eficaz.
Para complementar os esforços das autoescolas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) precisa investir em infraestruturas que facilitem o processo de obtenção da CNH. Algumas sugestões incluem a realização de exames de legislação utilizando a estrutura física das autoescolas, ou seja, a prova continua sendo aplicada pelo Detran, mas utilizando a estrutura já existente das autoescolas. Outra medida seria expandir os serviços de captura de fotos e biometria para os municípios onde atualmente não estão disponíveis. As autoescolas, já credenciadas e com a infraestrutura necessária, poderiam ser parceiras na realização desses serviços.
Além disso, é necessário promover mudanças na legislação atual para permitir que as autoescolas realizem treinamentos práticos em veículos automáticos, incluindo veículos elétricos. Atualmente, os jovens não conseguem aprender a dirigir em um veículo automático, pois a legislação exige o aprendizado em veículos manuais. A atualização dessa legislação para incluir veículos automáticos e elétricos é crucial para atender às expectativas e necessidades da Geração Z, que demonstra maior interesse por tecnologias sustentáveis e inovadoras.
Utilizar as autoescolas como pontos de apoio para a realização de processos administrativos, como a inscrição para exames e a entrega de documentos, descentralizando e agilizando o atendimento, contribuiria significativamente para que o usuário do serviço público de um determinado município ou bairro, onde não há um posto físico do Detran, possa contar com serviços de habilitação sem a necessidade de se deslocar para outro município ou bairro. Isso reduziria o tempo e proporcionaria maior segurança ao usuário.
A queda na busca pela CNH entre os jovens de 18 a 21 anos no Ceará é um reflexo das mudanças geracionais e das transformações impulsionadas pela pandemia. Para reverter essa tendência, é fundamental que tanto as autoescolas quanto o Detran adotem uma abordagem mais tecnológica e centrada no usuário, atendendo às necessidades e expectativas da Geração Z. A implementação de soluções digitais e a flexibilização dos processos são passos essenciais para atrair e engajar esses jovens, garantindo que a CNH continue sendo uma meta relevante e acessível.