Sabemos que a contratação do seguro de automóvel é fundamental para garantir tranquilidade ao dirigir seu carro. Afinal, em uma eventual colisão, roubo, furto ou qualquer outro problema, você tem a certeza de que receberá a indenização do seguro conforme a apólice que contratou.

No entanto, se você possui uma proteção veicular ao invés de um Seguro Auto, é melhor se preocupar: as chances de você ficar na mão e não ser indenizado são muito grandes.

Isso acontece porque a proteção veicular não é um seguro. Muitas associações e cooperativas vendem este produto como se fosse seguro, mas não possuem reservas financeiras para cobrir as indenizações dos associados. Ou seja, não oferecem qualquer garantia ao cliente de que ele receberá a indenização caso necessite.

O termo “proteção veicular” diz respeito a um sistema de rateio, que é um tipo de divisão proporcional de bens, lucros, prejuízos e despesas. Neste caso, os custos de sinistros (avarias, roubos, furtos, colisões, entre outras ocorrências prejudiciais ao veículo) são divididos entre os associados.

O processo de divisão funciona de forma direta e tem o objetivo de cobrir aqueles associados ao sistema caso ocorra algum problema com seu automóvel. Dessa forma, podemos dizer que a proteção veicular é um fundo administrado por uma Associação, que deve ser legalizada e devidamente registrada.

No entanto, diferente do Seguro Auto, a proteção veicular é uma forma de divisão de custos, pagos mensalmente pelos envolvidos, em relação a sinistros ocorridos no período prevalecente. O dinheiro guardado pelo fundo é destinado aos consertos dos veículos protegidos pelo sistema.

Entendido o que é proteção veicular, é preciso saber também que proteção veicular não é seguro.

Em primeiro lugar, o Seguro Auto é administrado por seguradoras, empresas de iniciativa privada e interesse econômico. Já a proteção veicular, como vimos, é controlada por associações cooperativas e sem fins lucrativos.

Veja outras diferenças importantes:

Apólice:

No sistema de proteção veicular não há apólice, sendo a garantia dada por meio de contrato por todos os envolvidos, que devem se responsabilizar pelo acordo assinado.

Já no Seguro Auto, há uma apólice que indica deveres e responsabilidades da seguradora e do cliente. Basicamente, a seguradora se torna a responsável pelos riscos, então os custos com sinistros passam a ser dela.

Regulamentação:

A regulamentação das seguradoras é feita pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Por isso, as regras dessas entidades devem ser rigorosamente seguidas, oferecendo maior garantia e segurança aos clientes na hora de contratá-las.

Já as associações que tratam da proteção veicular não possuem tal rigidez regulamentadora, visto que só precisam atender ao Código Civil Brasileiro e Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB). Isso significa que qualquer problema pode ser mais burocrático de resolver.

Cobertura:

A maior diferença nesse quesito é com relação a coberturas adicionais, que, diferente do Seguro Auto e sua flexibilidade de coberturas, a proteção veicular dificilmente vai oferecer.

Como garantir a proteção do seu veículo?

Entendeu o que é proteção veicular e quer dar o primeiro passo para proteger o seu veículo de forma confiável? Comece sabendo diferenciar um serviço de outro.

Afinal, se o que você pretende é garantir a proteção do seu veículo, saiba que a maneira mais segura de fazer isso é por meio da contratação de um Seguro Auto, que possui um nível incomparável de regulamentação e fiscalização. Isso garante maior qualidade nos serviços ofertados.

É preciso lembrar também que, embora haja diferença nos preços em relação à proteção veicular, que costuma ter custos mais baratos, há muita distinção nos direitos oferecidos aos segurados. O Seguro Auto pode ser totalmente personalizado de acordo com as suas necessidades e garantir a cobertura total do veículo.

Isso é possível por meio da oferta de coberturas adicionais para uma proteção diferenciada, como em casos de emergência e necessidade de serviços extras. Há ainda a questão da indenização, benefício que a seguradora disponibiliza com maior facilidade e menos responsabilidades em relação a terceiros.

Portanto, para identificar se você está adquirindo uma proteção veicular ao invés de um seguro de carro, consulte se a empresa que está oferecendo o produto está cadastrada no site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). A consulta pode ser feita rapidamente online.

Saiba que somente as seguradoras fiscalizadas pelo órgão têm autorização legal para emitir apólice de seguro. Portanto, ao receber uma oferta do serviço muito barato, desconfie: você pode estar colocando seu carro em risco. É como diz o ditado: o barato pode sair caro.