De acordo com o Instituto Nacional de Segurança Viária (INSR), houve uma tendência de queda no número de mortes no trânsito no Brasil entre os anos de 2000 e 2022. Em 2000, o número de mortes foi de 39.913, enquanto em 2022 esse número foi de 26.997, o que representa uma redução de 32,4% no período.

Já de acordo com o Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), houve também uma redução no número de mortes no trânsito no Brasil, mas a taxa de redução pode ser um pouco diferente da apresentada pelo INSR. A comparação exata desses dados pode ser encontrada no site do Senatran ou do INSR.

Ambos os órgãos destacam a importância da educação para o trânsito como fator fundamental para a redução das mortes no trânsito no Brasil. A educação para o trânsito é crucial para o desenvolvimento de hábitos seguros e conscientes entre os usuários das vias públicas, ajudando a prevenir acidentes e garantir a segurança de todos.

Além disso, a educação para o trânsito pode ser uma ferramenta importante para mudar a cultura de condução no Brasil e tornar as vias mais seguras para todos.