Alisson Maia – Vice-presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs)

O Carnaval é uma época de celebração, alegria e festividades, mas também é um período que exige atenção redobrada dos condutores, principalmente por quem for pegar a estrada para viajar no feriadão. Garantir a segurança no trânsito é fundamental para preservar vidas e tornar as festividades ainda mais memoráveis de forma positiva.

Para evitar acidentes, é crucial dedicar um tempo à manutenção preventiva do veículo. Certifique-se de que todos os sistemas estão em perfeito estado, verificando óleo, freios, pneus e luzes. A manutenção adequada, realizada por um profissional de confiança, não apenas evita imprevistos na estrada, mas também contribui para a segurança de todos os ocupantes do veículo.

O balanço da Operação de Carnaval do ano passado da Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou o total de 32 acidentes, com 37 feridos e sete óbitos nas rodovias federais. Os radares nas estradas federais registraram mais de 960 imagens de excesso de velocidade. Os dados superaram os de 2022, onde houveram 21 acidentes. Uma estatística lamentável que ano a ano torcemos para mudar. No balanço, a PRF revela que a maior parte dos acidentes com vítimas fatais são causados pela imprudência no trânsito e ultrapassagens perigosas. Isto é, falta de educação no trânsito.

É imprescindível que os condutores apliquem os conhecimentos adquiridos nas aulas da autoescola em todas as ocasiões em que estiver dirigindo ou pilotando, respeitando as regras de trânsito, mantendo a calma em situações adversas e promovendo um ambiente seguro para todos.

A combinação do consumo de bebidas alcoólicas e direção também é outro ponto que sempre é alertado incessantemente sobre o perigo. Durante o Carnaval, festas e comemorações, é imperativo que os condutores resistam à tentação de ingerir álcool antes de assumir o volante. Opte por alternativas seguras, como o uso de serviços de transporte compartilhado ou designe um motorista da rodada, garantindo que todos cheguem aos seus destinos com segurança. No Carnaval é possível sim conciliar diversão e responsabilidade. A segurança no trânsito deve ser prioridade em todos os sentidos e os condutores são os que desempenham esse papel fundamental.