Todo mundo já ouviu sobre a revolução que a tecnologia 5G vai proporcionar aos nossos celulares. Mas saiba que a nova tecnologia abre as portas para um mundo novo no setor automobilístico.
Apelidado de Revolução Industrial 4.0, experiências já mostram que essa tecnologia será determinante em múltiplas áreas.
A tecnologia é 40 vezes mais rápida que o 4G, tendo uma resposta quase que imediata aos comandos externos.
Mas o que isso quer dizer na prática para a indústria automotiva e para os proprietários de veículos?
A tecnologia 5G permite reprogramação do software a distância no exato momento em que a falha foi detectada. Seria o fim da visita a oficina apenas para fazer reparos eletrônicos.
O 5G vai conectar todos os automóveis entre si por uma rede de conexão ultrarrápida. Caso ocorra um acidente, os primeiros carros vão transmitir à informação aos sistemas veiculares. Instantaneamente irão repassar para o motorista, impedindo congestionamentos.
Se tivermos uma enorme rede que liga veículos, semáforos, sinalização rodoviária e outras infraestruturas de transporte, estamos a um passo de adotarmos os veículos autônomos, deixando o condutor apenas a responsabilidade pela apreciar da paisagem ou adiantar o trabalho no caminho para o escritório. No entanto, os veículos autônomos devem ser equipados com uma série de sensores, câmeras e radares para ajudá-lo a se mover entre os perigos da cidade ou do tráfego urbano ou rodoviário. Por isso a tecnologia 5G é fundamental para a implementação dos sistemas autônomos. Para facilitar o entendimento da importância da tecnologia 5G, leva 230 dias para transmitir uma semana de dados gerados por um veículo autônomo na rede Wi-Fi convencional e apenas 2 dias na Internet 5G.
Com o canal em tempo real com as montadoras para fazer reparos em softwares, por que não aproveitar esse mesmo canal de comunicação para adquirir novos serviços digitais?
Será possível adquirir funcionalidades que eram opcionais de fábrica, que o motorista optou por não levar no momento da compra. Como um sistema de segurança, alerta de manutenção, frenagem autônoma ou até mesmo um sistema que faz com que o seu veículo estacione sozinho. Os serviços poderiam ser comprados, alugados, ou utilizados em um curto período para teste do serviço, sem a obrigatoriedade de serem adquiridos apenas na hora da compra do veículo.
Os robôs e máquinas de uma montadora trabalham todos dentro de uma única rede inteligente, a tecnologia 5G faz com que a velocidade de comunicação entre eles seja mais rápida, sem erros e perda de tempo, reduzindo a necessidade de paradas parar fazer ajustes físicos nos equipamentos. Os serviços de upload de softwares que levavam horas poderão ser feitos em minutos além do benefício de eliminar cabos nas fabricas.
O 5G traz grandes promessas para a indústria automobilística, mas ainda não sabemos quando finalmente toda essa tecnologia de veículos melhores e trânsito mais seguro será realidade no território nacional.