Skip to main content

A região do Cariri cearense é reconhecida por ser uma vitrine de costumes e tradições onde a cultura pulsa intensamente. Neste contexto, o Sesc Ceará realiza, há mais de duas décadas, um dos principais encontros culturais do País: a Mostra Cariri de Culturas.

Neste ano, o evento aconteceu no período de 26 a 30 de agosto, com ações em 27 municípios do Cariri e na cidade de Iguatu, no Centro-Sul do estado. Para esta edição, a Mostra trouxe como foco o patrimônio paleontológico e, além de promover a difusão das tradições e das artes, o encontro reforçou a campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, iniciada pelo Sesc Ceará, em 2019. A temática reuniu pesquisadores, artistas e público em torno de ações formativas, apresentações e mesas de debates que incentivam as manifestações artístico-culturais desses territórios criativos.

Estruturada em oito linguagens: Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais, Gastronomia e Patrimônio, a 24ª edição da Mostra contou com a participação de 190 grupos/artistas, entre reisados, maracatus, bacamarteiros, cordelistas, repentistas, cocos e bandas cabaçais, entre outras manifestações artístico- culturais.

O Senac Ceará levou uma diversificada programação nas áreas de Moda, Gastronomia, Cultura, Turismo e Mercado Editorial, participando ainda com a Livraria Senac Ceará. São workshops, palestras, oficinas, desfiles e exposições, reunindo nomes de destaque no cenário local e nacional. Para os workshops de Gastronomia, a instituição levou os chefs do restaurante paulistano De Segunda, Júlia Tricate e Gabriel Coelho, conhecidos como vencedores dos reality shows Mestre do Sabor e The Taste Brasil, respectivamente. O movimento DOC – Denominação de Origem Cearense – também tem seu representante na Mostra Cariri de Culturas 2022: o chef Leo Gonçalves, que coleciona prêmios da Veja Fortaleza como Chef do Ano e Melhor Restaurante, enquanto esteve à frente do seu Mar Menino.

Além do fomento à cultura, a Mostra trouxe também a proposta de contribuir para a redução da insegurança alimentar, arrecadando alimentos para quem precisa. Assim, para ter acesso às apresentações em espaços fechados, o público foi estimulado a levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados foram destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc, cuja missão é ajudar a combater a fome no Ceará.

Realizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, a Mostra Cariri de Culturas é um palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. A Mostra acontece anualmente na região do Cariri, que se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, cafés literários, rodas de conversas, performances artísticas, mostras de cinema e vídeo, além de ações formativas e seminário. Através de sua ampla programação o evento promove o intercâmbio, a pluralidade e uma rica troca artística.

Deixe uma resposta