Se você está abrindo o seu negócio ou então pretende fazer uma regularização de impostos, provavelmente deve ter se deparado com o regime Simples Nacional. Mas afinal, será que ele é realmente vantajoso para a sua empresa?

O Simples Nacional é um regime de tributação simplificado de arrecadação, cobrança e fiscalização de impostos. Porém, não é qualquer empresa que pode optar por esse regime de tributação.

Para ingressar no Simples Nacional é necessário o cumprimento de algumas condições. Veja:

* Enquadrar-se na definição de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP)

* Cumprir os requisitos previstos na legislação

* Formalizar a opção pelo Simples Nacional

Após verificar essas condições e analisar que o Simples Nacional é adequado para o seu negócio, chegou a hora de conferir o que é ou não vantajoso.

Quais são as vantagens do Simples Nacional?

* Pagamento unificado de impostos (unificação da arrecadação)

O Simples Nacional é um programa do Governo Federal que tem como grande objetivo reduzir as burocracias. Um dos principais motivos disso é a emissão de uma guia única para pagamento de impostos, o DAS.

Mensalmente, o Simples Nacional gera o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Nele, já estão inclusos:

* Impostos federais: IRPJ, CSLL, IPI, PIS e COFINS

* Imposto estadual: ICMS

* Imposto municipal: ISS

* INSS Patronal para a Previdência Social

Portanto, fica muito mais fácil gerenciar a sua carga tributária.

Carga tributária reduzida

Um dos grandes benefícios do Simples Nacional — e que chama bastante atenção dos empreendedores — é a redução da carga tributária em comparação aos outros regimes.

A carga tributária pode reduzir até 40% dependendo do tipo de empresa.

CNPJ único

Com o Simples Nacional, o CNPJ é o único identificador de inscrição da empresa, ou seja, dispensa a necessidade de criar cadastros estaduais e municipais diferentes.

Diante disso, o trabalho administrativo com declarações e exigências fiscais reduz de forma significativa. Além disso, a contabilidade e gestão da empresa no geral tornam-se mais fáceis.

Regularização facilitada

Caso você não esteja em dia com as suas contas, a Receita Federal facilita a regularização de dívidas, auxiliando no parcelamento e na apuração de débitos para as empresas enquadradas no Simples Nacional.

Outro fator que torna a regularização facilitada é a isenção de uma série de obrigações, como SPED Contribuições, SISCOSERV e a emissão de Certidões Negativas para fazer alterações contratuais.

Dessa forma, todo o processo burocrático torna-se menos complexo.

Quais são as desvantagens do Simples Nacional?

* Limite de exportação

As Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional possuem um limite de exportação de R$ 3,6 milhões em mercadorias e serviços.

Ou seja, dependendo do tamanho do crescimento e das estratégias para expansão, isso pode acabar limitando a evolução da empresa.

* Cálculo sobre o faturamento

O cálculo do Simples Nacional é feito em cima do faturamento e não sobre o lucro da empresa, abrindo a possibilidade da empresa pagar o mesmo valor de tributos, resultando em prejuízos.

* Não há reembolso de tributos

As empresas enquadradas no Simples Nacional não recebem parte do pagamento de tributos de volta, pois nessa categoria não é registrado o quanto foi pago de IPI e ICMS.

Agora que você sabe as vantagens e desvantagens do Simples Nacional para o seu negócio, por que não obter o máximo de benefícios desse regime?

A Betel Contabilidade pode ajudar a sua empresa nesse processo de regularização, auxiliando em cada etapa e ajudando nas tomadas de decisões.