Lauro Duarte Pinheiro Neto nasceu no dia 24 de dezembro de 1978 em Crato- Ceará, conhecido como Cratinho de Açúcar e Princesa do Cariri. Tem 43 anos, é casado com a psicóloga Cristiane Xenofonte, pai de Mateus e Levi. Formado em Geografia, empresário, Diretor do Sindcfcs (atuando na pasta da Secretaria Geral) e suplente da Diretoria da Fecomércio-CE.

Filho de Lindalva Braga Duarte (funcionária pública) e Joaquim Umberto Duarte (funcionário público e empresário). Concluiu o ensino médio no Colégio Geo Diocesano do Crato.

Desde adolescente sonhava em empreender e teve alguns familiares como influência para a concretização deste sonho. Seu avô paterno Lauro Duarte, de quem herdou o nome, tinha juntamente aos filhos Joaquim, Lausemiro e Libânio uma linha de transporte de cargas e pessoas que fazia o percurso entre as cidades de Crato e Parambu. Seu pai sempre contava várias histórias dessa época e de quando trabalhou na Escola Agrotécnica Federal do Crato (atualmente IFCE), onde foi chefe de transporte e chegou a ministrar aula de noções de trânsito, fazendo nascer em Lauro uma grande afetividade e afinidade com a área de trânsito.

Fez o curso de formação de instrutor de trânsito aos 21 anos, já pensando em montar sua primeira Autoescola. Sonho este que realizou em 2004 ao montar o primeiro Centro de Formação de Condutores do Crato: a Autoescola Cariri. Em 2006, após sua formação do ensino superior, fez os cursos de Formação de Diretor Geral e de Ensino. Em 2012 expandiu seu negócio abrindo uma filial na cidade de Nova Olinda, e em 2014, sua segunda filial, desta vez na cidade de Assaré-CE. Todas empresas pioneiras neste ramo nas três cidades.

Em 2017 foi eleito suplente da Diretoria Executiva do SINDCFC´s para a Gestão de 2018-2022, tendo assumido a função de vice-presidente em dezembro de 2020 devido a perca precoce do colega e amigo Oscar Campelo.

Atualmente ocupa a Secretaria Executiva do SINDCFC´s, eleito em dezembro de 2021 para o pleito 2022-2026. No ano de 2022 passou a integrar a diretoria da Fecomércio enquanto suplente no pleito 2022-2026. É um empresário dedicado que preza pela qualidade dos seus serviços, comprometido em bem representar seu setor junto a sociedade, Detran-CE e demais órgãos de trânsito. Acredita na importância do trabalho, do bom relacionamento e do aprimoramento dos conhecimentos para alcançar um futuro melhor tanto para seus negócios quanto para a sua família.