Todo empresário, independente do porte da empresa, está sempre procurando boas práticas para a redução de impostos, afinal, o Brasil não é nada “amigável” nesse sentido.

Em território nacional, segundo pesquisa do Ibope Inteligência/Ipec, divulgada pelo Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), os impostos que incidem sobre o produto final podem variar de 70% a 90%.

Esses percentuais fazem com que os impostos no Brasil sejam até 5 vezes maiores do que em outros países. Isso não é nada bom para o empresário (que quer vender) e para o consumidor (que quer comprar).

Além do valor, existe toda a dor de cabeça com a burocracia. Só para você ter uma ideia, o Brasil é o país em que as empresas gastam mais tempo para calcular e pagar impostos, de acordo com relatório recente do Banco Mundial.

Se você deseja reduzir a carga tributária no seu negócio, além de economizar um bom tempo com essas demandas, você está no lugar certo.

Aqui você vai conferir boas práticas contábeis, dicas financeiras e muito mais. Boa leitura!

Redução de impostos: como fazer de forma legal?

Para muitos empreendedores, a carga tributária é um bicho de sete cabeças, mas existem boas práticas que auxiliam na redução de impostos, tornando as demandas menos burocráticas. Veja:

a) Sempre pague os impostos em dia

Nós sabemos que as empresas possuem custos bem altos, como salários, aluguéis, contas de energia, água e muito mais. Entretanto, os impostos não podem ser esquecidos.

Isso porque atrasar o pagamento dos impostos pode gerar multas, juros e encargos, tornando o valor da carga tributária ainda maior.

Manter a organização em dia é fundamental para que nenhuma data de vencimento seja esquecida.

b) Invista no planejamento tributário

Um ponto imprescindível para a redução de impostos em uma empresa é ter um bom planejamento tributário.

Para realizar essa reestruturação, é preciso contar com o auxílio de um bom contador ou advogado especializado em direito tributário.

Ao estruturar um fluxo de caixa e contar com ferramentas eficientes, você terá uma compreensão mais abrangente do negócio e a capacidade de analisar diferentes alternativas para reduzir os custos.

c) Faça ajustes no enquadramento fiscal

Um dos principais erros dos empresários é optar por um regime tributário considerando apenas o faturamento da empresa.

Para evitar problemas neste ponto, é recomendado fazer uma análise anual para determinar qual é o melhor regime para o negócio, comparando Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Fazer isso garante que a sua empresa esteja sempre devidamente enquadrada no regime certo, permitindo que você pague o valor mínimo de imposto exigido de maneira legal.

d) Cuidado com o alto valor do pró-labore

Existe a cobrança do Imposto de Renda e da contribuição previdenciária em cima do valor do pró-labore, logo, isso afeta o quanto você paga de tributo.

Ao reduzir esse valor, você paga menos impostos, mas isso não quer dizer que você e seus sócios ganharão menos. Uma alternativa para isso, por exemplo, é compensar o valor total na divisão de lucros.

Conte com a Betel para reduzir os impostos do seu negócio

A Betel Contabilidade é referência em serviços contábeis para empresas, mantendo-as nos regimes certos, auxiliando em toda a questão financeira, diminuindo a burocracia com documentos e muito mais.

Por meio de um sistema inteligente e de fácil acesso aos sócios e gestores, você tem todos os dados da empresa em poucos cliques.

Dessa forma, você evita cometer erros no planejamento, reduz possíveis multas por erros simples, mantém as informações sempre atualizadas, dentre outros benefícios.